Seminário Domesticidades, Espaço e Arte
Evento ocorre no dia 03/10/2018
TweetData: 03 de outubro de 2018
Horário: 9h - 17h
Local: Auditório 2, Centro de Convenções UNICAMP
Apresentação
Considerando a atuação ampliada do Museu de Artes Visuais MAV - Unicamp nesta etapa de sua consolidação institucional é que se configura como atividade acadêmica e museológica o presente Seminário dedicado ao debate sobre o tema interdisciplinar das DOMESTICIDADES. Assim, o Seminário se insere num rol de debates contemporâneos que atravessam a arquitetura, as artes, a história, a antropologia, a economia, a história da arte a transitar entre a produção universitária propriamente dita e as instituições culturais (museus e/ou equipamentos culturais).
Domesticidade pode à primeira vista parecer um sinônimo estrito de habitação, de casa, sendo, via de regra, marcado por um imaginário identitário, enraizado na e talhado pela permanência. No limite, o avesso e a negação do espaço público. A partir de fins da década de 1990, de maneira mais sistematizada o tema das Domesticidades vem à tona numa vertente fortemente interdisciplinar que permite discutir a ordenação espacial das casas e dos espaços domésticos, notando suas relações sociais, de poder, de saber, de gênero, de etnia; ou seja, trata de seus processos de subjetivação e da ordem do cotidiano. Esta guinada nos estudos convida, através das Domesticidades, vislumbrar desconstruções de papéis, sujeitos, espaços e relações sociais antes considerados muito cristalizados ou naturalizados. Tais desconstruções ganham um efeito com uma carga libertária, ao possibilitar aos protagonistas das Domesticidades que se interroguem sobre si mesmos e os outros em seus atos do dia-a-dia.
Um aspecto fundamental de Domesticidades reside em sua dimensão estética (arquitetônica, artística ou não) e nos modos de ver que perpassam o desenho da moradia, das formas de habitar e viver. Neste sentido, as duas mesas propostas para o evento privilegiam de maneiras distintas a ordenação espacial em suas visualidades e visibilidades. Seja quando o modo de habitar se torna assunto central do viver, de exposições, seja quando se erige num assunto curatorial ou motivo de pesquisa poética de um artista contemporâneo. Domesticidades se fundam, então, em sua dimensão estética e politizada da vida cotidiana de cada um de nós e, em nossa proposta, Domesticidades são modos de intervenção reflexiva na experiência doméstica contemporânea. Vigora, neste momento, a justaposição dos espaços públicos, privados, domésticos e íntimos, sendo possível que atentar a um deles nos deixe entrever modos de existência desta justaposição.
Programação
8h30 - credenciamento
9h30 - Mesa 1 DOMESTICIDADES E SUA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOCIAIS
Coordenação: profa. dra. Iara Lis Schiavinatto (MAV Unicamp)
Palestra 1 - As senzalas rurais nas fronteiras da segunda escravidão: Brasil, Cuba e Estados Unidos, 1830-1860
Palestrante: prof. dr. Rafael Marquese (USP)
Palestra 2 - O estojo escancarado: domesticidade e vida moderna nas exposições de artes decorativas e arquitetura
Palestrante: profa. dra. Silvana Rubino (IFCH UNICAMP)
11h30 às 12h – debate
12h às 14h - almoço
14h - Mesa 2 AS DOMESTICIDADES PRESENTES NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CURATORIAL NA ATUALIDADE
Coordenação: profa. dra. Sylvia Furegatti (MAV Unicamp)
Palestra 1 - Visibilidade e Domesticidade em Práticas curatoriais - estudo sobre uma proposta adirecional
Palestrante: Andrés I. M. Hernández (curador, doutorando IA/Unicamp)
Palestra 2 - O mundo doméstico e outros mistérios
Palestrante: Nazareno Rodrigues (artista visual)
16h30 às 17h – debate
Realização: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC / Diretoria de Cultura - DCult
Organização: Museu de Artes Visuais - MAV
Evento
Seminário Domesticidades, Espaço e Arte
Detalhes do evento
Data do evento: 03/10/2018