— NOTÍCIAS

4º Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp debaterá curricularização e democratização

Temáticas relacionadas à extensão e cultura no ambiente universitário serão abordadas



Texto e fotos: José Irani

 

Professor Luis Geraldo Pedroso Meloni, presidente da comissão organizadora

 

De acordo com o professor Meloni, presidente da comissão organizadora do evento, O 4º Congresso de Extensão e Cultura ocorre entre os dias 21 a 23 deste mês no Centro de Convenções e no Ginásio Multidisciplinar da UNICAMP que será no tema “Democratização e Curricularização”. “Teremos palestras com pessoas de grande expressão na área de Extensão, na Mesa de Abertura a presença do Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com diversas publicações premiadas nas áreas de sociologia, direito, sociologia política, epistemologia e estudos pós-coloniais; a Profa. Olgamir Amancia, professora associada da UnB, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – o FORPROEX e coordenadora do Colégio de Extensão de Pró-Reitores de Extensão da Andifes”, afirmou.

Dentre as atividades haverá a participação da Thainara Faria, vereadora vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, deputada estadual eleita, com trabalhos muito interessantes em pautas que defendem os direitos das minorias. O Ailton Krenak, que tem mais de uma década no trabalho em políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas de origem indígena no ensino superior com destaque à pluralidade das matrizes culturais dos povos originários.

No Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), correrá as apresentações de trabalhos na forma de pôsteres, exposições, oficinas, e performances artísticas. O evento ocorre em paralelo com o VI Encontro Nacional do Forcult – Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. No encerramento teremos um cortejo com a participação de diversos coletivos da UNICAMP que sairá o Centro de Convenções até a Casa do Lago, onde lá teremos diversas apresentações culturais.

As inscrições estiveram abertas até o último domingo, recebemos mais de 200 trabalhos que passaram por uma análise de mérito criteriosa, nos diversos temas da Extensão.

O formato de apresentação de pôsteres será por meio de televisores, com notebooks junto aos mesmos, de forma a se evitar a impressão de trabalhos em papel e contribuir com a sustentabilidade. Estamos ainda em processo de finalização das revisões com as últimas divulgações de “aceites”. Os melhores trabalhos serão convidados para apresentação na Revista Internacional de Extensão da Unicamp. Será um momento ímpar para o encontro de seus pares em um evento que busca marcar a importância da Extensão em relação ao Ensino e Pesquisa. Atualmente estamos com mais de 600 inscritos, as inscrições pelo site ficam abertas até dia 15 de novembro para a confecção dos crachás e depois estarão abertas somente no momento do congresso, às 13 horas do dia 22 de novembro.

 

Outro tema de grande interesse no atual contexto da Unicamp é sobre a integração da Extensão à Graduação – a Curricularização – que permitirá aos nossos alunos o contato com programas e projetos de Extensão junto às comunidades, buscando formação cidadã. Teremos uma Mesa específica neste tema com falas do Prof. Tadeu Jorge que foi reitor da Unicamp por duas vezes, e é o atual secretário de Educação do Município de Campinas, a Profa. Ana Inês, da UFRJ, Superintendente de Formação Acadêmica de Extensão, com ampla experiência na questão da curricularização. Tivemos diversos trabalhos submetidos neste tema e será um momento singular de conversas com pares sobre ideias e desafios das unidades de ensino pesquisa e extensão sobre a implantação da curricularização.