Artista e pesquisadora chilena Kuyen Gerter promove atividades na Unicamp
A visita é parte do projeto Pesquisadores e Artistas Residentes da Proec
Tweet
O projeto Pesquisadores e Artistas Residentes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp recebe, na próxima semana (de 19 a 23), a artista e pesquisadora chilena Kuyen Gerter. Entre as atividades que serão realizadas durante sua estadia, estão previstas a projeção de um documentário e oficinas práticas e teóricas.
A exibição do documentário "Fronteras en movimento" será na segunda-feira (19), na sala de cinema da Casa do Lago e será seguida de um bate-papo com a criadora. O documentário é resultado de uma investigação das danças afrodescendentes na fronteira do Chile com o Peru, e corresponde a uma compilação de histórias e imagens dos afrodescendentes chilenos-peruanos que habitam a zona fronteiriça (antes da Guerra do Pacífico: o Vice-Reino do Peru). Danças afrodescendentes, fronteiras territoriais, identidade, resistência, confluência e ritmo cósmico são alguns dos temas que se sintetizam neste longa-metragem.
A oficinas teóricas terão como tema a investigação etnográfica para artistas e acontecerão no Ciclo Básico I, nos dias 20 e 23. Desenvolvidas a partir de pesquisas sobre arte em espaços públicos e dança como elemento ritual e de reivindicação, as aulas abordarão ferramentas metodológicas típicas da antropologia para desenvolver pesquisas qualitativas em seus territórios. A artista propõe ainda questões sobre a ética acadêmica, apontando o formato audiovisual como possibilidade de transcender o extrativismo epistemológico.
Kuyen Gerter é licenciada em Filosofia e em Arte com habilitação em Dança pela Universidade do Chile além de ser Mestre em Antropologia pela Unviersidade Autonoma de Barcelona, é especialista em idiomas, símbolos, comunicação, intervenções territorial e ritual.
As atividades são gratuítas e abertas para qualquer pessoa. Inscrições podem ser realizadas pelos links:
Inscrições exibição do documentário
Confira a programação completa:
19/09, 9h às 10h: Projeção de documentário e bate-papo - Cinema da Casa do Lago.
20/09, 16h às 18h: Oficina teórica "Metodologia etnográfica para artistas" - Ciclo Básico I - sala CB-8.
21/09, Oficina prática "Dança zamacueca" - horário e local ainda não confirmados.
22/09, Oficina prática "Dança tumbe". - horário e local ainda não confirmados.
23/09, 10h às 12h; Oficina teórica "Metodologia etnográfica para artistas" - Ciclo Básico I - sala CB-8.
23/09, Apresentação da oficina prática - horário e local ainda não confirmados.
O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.
Para mais informações consulte o site da Diretoria de Cultura.