Casa do Lago inaugura exposição com vernissage nesta quarta-feira (26)
“Olhares Sensíveis: troncos, raízes, cipós” traz esculturas da artista Leani Ruschel
Tweet| Texto: Cida Godoy | Imagens: Divulgação
Ao longo de 20 anos, Leani Ruschel, se dedica a transformar raízes, cipós e troncos encontrados por aí em esculturas, cujo contraste entre imperfeições e beleza torna as peças únicas. “O processo criativo inspira-se na vontade de chamar a atenção sobre o que é destruído e ao mesmo tempo evidenciar, por meio da arte, o essencial relativo à vida: a necessidade de preservação da natureza”, explica a artista sobre a Exposição: “Olhares Sensíveis: troncos, raízes, cipós”, que incluem vinte esculturas de madeira e três que mesclam vidro e madeira. Segundo suas palavras: “A minha preocupação é penetrar mais na natureza. Não procuro a paisagem, mas o material. Não copio a natureza”.
A exposição “Olhares Sensíveis: troncos, raízes, cipós” será inaugurada nesta quarta-feira (26), com uma vernissage, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. A celebração contará com a presença especial do violeiro Paulo Freire, que desde a primeira mostra em 2002, abre a temporada de exposições de Leani Ruschel, dando voz a esse movimento de sensibilizar o olhar, para o que a sociedade entende como ’descartável’. A exposição poderá ser visitada até 31 de maio.
Além das obras de Leani Ruschel, compõem a exposição três peças da artista convidada Regina Lara, cujas formas criadas em vidro interagem com as madeiras estabelecendo um diálogo criativo, material esse, 100% reciclável. Suas obras são feitas com sobras de vidro de janela tipo “float”, pois quando recortado no tamanho exato gera retalhos que voltam aos fornos industriais, para produzir mais vidro. Esses cacos retornam ao forno do ateliê, sendo recortados, pintados e queimados sob controle, para ganhar vida nova e habitar espaços artísticos.
“O diálogo entre Regina e Leani ressalta que a preservação da natureza se faz urgente e esperamos que toque corações e mentes”, "afirma a produção do evento"
Exposição “Olhares Sensíveis: troncos, raízes, cipós”
Quando: de 26 de abril a 31 de maio
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Espaço Cultural Casa do Lago
Endereço: Rua Érico Veríssimo, s/n - UNICAMP