“Do cine-ensaio à literatura: a subjetividade à deriva em Agnès Varda e Clarice Lispector”
As oficinas serão realizadas nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio, das 17h às 19h.
TweetTexto: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen
A Casa do Lago, espaço cultural ligado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), receberá na sala de cinema a oficina gratuita "Do cine-ensaio à literatura: a subjetividade à deriva em Agnès Varda e Clarice Lispector", que será oferecida nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio, das 17h às 19h e ministrada pela ex-aluna da Unicamp Ana Karla Farias.
A oficina tem como proposta oferecer uma abordagem teórica e reflexiva sobre como o uso do ensaio e do processo de criação experimental contribuem para a construção de subjetividades femininas em desenvolvimento, como percebidas nas obras da cineasta e escritora Agnès Varda e na literatura que se aproxima da imagem de Clarice Lispector. Compreendendo os recursos de subjetivação como estratégia narrativa de ambas as artistas (com base em teóricos como Teixeira e Yakhni), a oficina examina a abertura à alteridade presente nas obras que partem do eu para o exterior (de acordo com Deleuze e Guattari), bem como a influência das águas profundas e do desmonte da solidez nas narrativas dessas mulheres oceânicas (à luz de Bachelard).
A oficina reflete sobre algumas problemáticas atuais em torno do ensaio no cinema e na literatura, e como Varda e Lispector reinventam, à sua maneira, narrativas que escapam dos formatos convencionais de cinema e literatura para inscrever suas subjetividades e experiências femininas nas obras. O objetivo é discutir e refletir sobre os modos de subjetivação e movimentos de pensamento da cineasta belgo-francesa que se autodenomina cinescritora, Agnès Varda, bem como da escritora brasileira Clarice Lispector. Ambas, por meio de um processo ensaístico de inscrição subjetiva feminina e da liberdade de experimentação e criação artística, construíram narrativas no cine-ensaio e na literatura que escapam de uma acepção convencional. Além disso, a oficina pretende destacar artistas pioneiras que durante muito tempo foram excluídas do cânone.
contato: anakarlacf8@gmail.com
Publicado originalmente por Espaço Cultural Casa do Lago em: Link do lançamento