Festival Ciência de Papel atraiu dezenas de crianças para o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
O evento foi realizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp no último sábado
TweetTexto: Fernando José Barbosa l Fotos: José Irani
O Museu Exploratório de Ciências proporcionou ao público infantil um dia com diversas experiências interativas no "Festival Ciência de Papel”. O evento tomou todo o sábado (15) e mostrou, através de atividades com papel, vários conceitos de ciências e métodos científicos.
“O público contou com um roteiro de 3 grandes seções das 9hs até as 17 horas, sem interrupção, onde experimentaram oficinas desde observações em microscópios até a construção de aviões e foguetes”, explicou o diretor do Museu, André Santanché.
Entre as experiências propostas estiveram a execução de projetos, o desenvolvimento de hipóteses de como construir as aeronaves e a participação no “Grande Desafio”. Os participantes puderam ver seus inventos aterrizando, mediram distâncias, testaram tempo de voo e julgaram as melhores acrobacias e designers.
Uma oficina chamada “Grande Célula” atraiu especialmente a curiosidade do público. "A Ideia foi a de criar esse universo em tamanho ampliado, para as pessoas verem ainda melhor seu funcionamento, além dos microscópios”, contou Santanché. Outra atividade que chamou a atenção dos participantes foi a "Aterrissagem Interplanetária”, onde o público pode simular uma descida em solo de outro planeta. Cenários pré-históricos e da evolução, mundo das borboletas, funcionamento do cérebro, técnicas de origami na ciência, também movimentaram o evento.. “É um grande festival, que mostra que por trás de tudo tem a ciência”, resumiu o diretor.