— NOTÍCIAS

Fóruns Permanentes completam 20 anos

A chamada para 2023 está aberta até dia 1o de março



Texto: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen l Fotos e edição de imagem: Eli J. Machado

Este ano os Fóruns Permanentes, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, completam 20 anos de existência, promovendo debates com temas atuais e buscando a aproximação entre o pensamento acadêmico e a sociedade. A chamada pública para submissão de propostas para os Fóruns de 2023 está aberta até dia 1o de março.  

“A universidade tem um papel social de protagonista de ações e ela não pode se distanciar desse objetivo. Os Fóruns Permanentes atuam exatamente nessa direção”, afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho. Para ele, os Fóruns contribuem não apenas para o fortalecimento do diálogo entre pesquisa, ensino e sociedade, como tem em sua vocação contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas.

“Os Fóruns são agentes de extensão. Eles são responsáveis por criar pontes entre lados que, muitas vezes, não conversam de forma natural. A partir dessas conversas, surgem ideias, discussões e propostas, que podem gerar políticas públicas para várias áreas”, ressalta o pró-reitor.

 

A programação comemorativa dos 20 anos dos Fóruns contará com eventos especiais e exposições fotográficas, que pretendem recuperar a história e riqueza dos debates. “Vamos fazer uma exposição em parceria com o Siarq (Arquivo Central da Unicamp), para contar esses 20 anos de história. E também uma exposição itinerante, com fotografias do Antonio Scarpinetti e do Antoninho Perri, em parceria com a SEC (Secretaria de Comunicação da Unicamp)”, afirma Sonia Mazzariol, à frente dos Fóruns desde 2014. Além da exibição no Centro de Convenções (CDC), as exposições deverão ser levadas aos demais campi da Universidade, em Limeira e Piracicaba.

“Muitos dos Fóruns foram realizados na FCA/FT (Faculdade de Ciências Aplicadas e Faculdade de Tecnologia), e alguns também na FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). Eles também fazem parte dessa história”, acrescenta Sonia.

Sonia Mazzariol relembra momentos importantes dessa história, em que os três auditórios do Centro de Convensões não foram suficientes para o número de interessados em participar. “Temas como suicídio, por exemplo. Tivemos 2 mil pessoas aqui. Precisamos abrir o Ginásio para acomodar todo mundo. O telefone não parava. Todo mundo queria assistir. Era bombeiro, capelão, psicólogo, pessoas interessadas em geral…”, conta.  

A programação especial dos 20 anos dos Fóruns Permanentes será divulgada em breve.

Chamada pública

A chamada para os Fóruns Permanentes da Unicamp de 2023 está aberta até dia 1o de março. As propostas devem ser encaminhadas por um docente responsável, podendo ser em formato on-line e presencial. A chamada irá privilegiar propostas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, refletindo a ideia de uma universidade que se preocupa com a formação ampla de cidadãos. Seguindo esses princípios, todas as áreas do conhecimento devem ser contempladas na programação.

Entre os critérios que serão avaliados pela comissão da seleção estão: atualidade e relevância social do tema proposto; diálogo interdisciplinar e entrecruzamento de linhas; convidados de diferentes segmentos, tanto da universidade quanto da sociedade. A divulgação do resultado da seleção está prevista para o dia 20 de março de 2023. 

As propostas devem ser submetidas no link.