Fóruns Permanentes retornam com mais sessões e opções ao público.
⠀
TweetTEXTO: FERNANDO JOSÉ BARBOSA / Comunicação-Proec
Os Fóruns Permanentes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) estão de volta. A partir do próximo dia 05 de maio, uma extensa programação vai apresentar uma série de debates com temas da atualidade e que contribuem para decisões relevantes da sociedade, conforme considera, a coordenadora dos Fóruns Sônia Maria de Camargo Mazzariol. Os temas foram selecionados pela comissão avaliada e vão apresentar 20 até o final do ano.
Pró-reitor de Extensão e Cultura professor Fernando Antônio dos Santos Coelho
Os Fóruns completam 19 anos de atividades em 2022. O pró-reitor de Extensão e Cultura professor Fernando Antônio dos Santos Coelho, destaca a importância desse programa ter se mantido ativo e sempre se renovando a cada ano nestas duas décadas. “Aumentamos a quantidade de eventos que passaram de 15 para 20 debates e mais dois temas especiais comemorativos das Efemérides de 2022 (Centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência do Brasil)”, adiantou Coelho.”
Ele também antecipou que dois eventos comemorativos desse ano serão feitos em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IdEA/Unicamp). Um no primeiro semestre e outro entre os meses de setembro e outubro. Vejam os temas selecionados: https://www.foruns.unicamp.br/noticias/propostas-foruns-permanentes-contempladas-2022 . “Nesse ano de 2022, os Fóruns Permanentes mostram toda a maturidade de um programa de debates que cumpre com perfeição o papel de aproximação da Universidade com a Sociedade”, se orgulha o pró-reitor. "Os Fóruns Permanentes mostram maturidade de um programa que cumpre com perfeição o papel de aproximação da Universidade a Sociedade e outras instituições".
Coordenadora dos Fóruns Sônia Maria de Camargo Mazzariol
Segundo a coordenadora dos Fóruns, o objetivo é trazer para discussões, especialistas que representem instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com as temáticas das áreas públicas, privadas ou da sociedade civil. O objetivo desses debates é que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade. Diálogo mediado pela cultura e pela extensão”, afirma Sônia.
Ela acredita que essa iniciativa estabelece a promoção de novos valores e motiva propostas de soluções inovadoras, que aumentam ainda mais a conexão entre a Universidade e os movimentos da sociedade. A coordenação dos Fóruns informou que, os eventos desse ano começam em formato on line e na sequência terão atividades presenciais e também híbridas. As transmissões on line vão acontecer na página dos Fóruns e no canal do Youtube.
Para Sônia, nos debates pelas plataformas os encontros, manterão a qualidade encontrada no evento presencial e ela confirma que haverá a possibilidade de interação entre o público, organizadores, convidados e os palestrantes por meio de um chat, ampliando os canais de participação dos inscritos.
Entre as propostas que foram selecionadas, o evento terá temas como: “Projetos Integrados Verticalmente (VIP): uma forma de unir as quatro da universidade”, “Estratégias para o Brasil: Perspectivas e Desafios para uso de Inteligência Artificial na Saúde e Agricultura” ” e ” Circo Social: Arte, Engajamento e Transformação Comunitária”.
A coordenação dos Fóruns informa que o público poderá se inscrever para cada Fórum nas semanas que antecede à sua realização. Mais detalhes sobre o calendário e inscrições podem ser vistos na página: https://www.foruns.unicamp.br