Instituto de Artes inaugurou duas novas peças escultóricas no Jardim de Esculturas e Convivência
Projeto prevê 7 áreas a serem futuramente ocupadas por novos trabalhos escultóricos e espaços urbanizados de convívio para a comunidade do campus
TweetTexto: Maria Luiza Robles Arias l Fotos: divulgação
Na última sexta-feira (16), o Instituto de Artes (IA) da Unicamp finalizou a implantação e inaugurou duas novas esculturas no Jardim de Esculturas e Convivência. A peça “Sem Título”, que agora integra o jardim, é de autoria de Leandro Gabriel, artista visual mineiro que integrou a exposição de 10 anos do MAV realizada no MAC Campinas. Com aproximadamente 5 metros de altura e pesando 4 toneladas, a escultura de ferro assume a forma de uma árvore da vida.
O segundo trabalho a fazer parte do jardim intitula-se “Ilha de Plantas”, uma escultura construída com blocos cerâmicos e plantas contendo desenhos botânicos em suas folhas. A peça foi criada pela artista visual e docente do Departamento de Artes Plásticas (DAP), Sylvia Furegatti e contou com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação, bem como artistas da cidade.
O evento de inauguração contou com a participação de estudantes e funcionários do IA. Estiveram presentes também o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, o prefeito do campus, Juliano Finelli, e o diretor do IA, Paulo Ronqui. Leandro Gabriel, artista autor de uma das obras, acompanhou o evento de forma virtual.
O projeto do Jardim de Esculturas e Convivência do Instituto de Artes, idealizado por Sylvia Furegatti, organiza-se por meio de comissão vinculada ao DAP da qual fazem parte o professor doutor e arquiteto Cláudio Lima, o engenheiro Wilmar Passarela, além de Furegatti. A área ocupada por essas novas peças é identificada no projeto geral como área 5 de um total de 7 áreas a serem futuramente ocupadas por novos trabalhos escultóricos e espaços urbanizados de convívio para a comunidade do campus.