Mesa de especialistas abre o Fórum de Sustentabilidade no domingo (5)
As atividades se estendem pela segunda e ter-feira
Tweet
A ex-ministra do Meio Ambiente e co-presidente do Painel de Recursos Naturais da ONU, Izabella Teixeira, e o professor da FGV Roberto Pereira Guimarães, um dos organizadores da Rio 92, participam neste domingo (5) da abertura do Fórum Especial Desafios da Sustentabilidade, organizado pela Unicamp. Eles integram a Mesa Inaugural "Sustentabilidade e Governança".
Guimarães é mestre e doutor em Ciência Política. Entre 1993 e 2007, atuou na ONU, inicialmente na CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), em Santiago, e, entre 2004 e 2007, foi Chefe de Análise Social e Política no Secretariado da ONU em Nova York. Atuou também na Coordenação Técnica das Conferências das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92, Rio+5 e Joanesburgo 2002).
Em 2013, Izabella Teixeira recebeu o Prêmio Global “Campeões da Terra”, da ONU Meio Ambiente, por sua contribuição para a redução do desmatamento na Amazônia. Ocupou posições no Ministério do Meio Ambiente, no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no Ibama e participou da negociação do Acordo de Paris, um tratado internacional sobre mudanças climáticas.
O Fórum é uma iniciativa do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). No período de 4 a 7 de junho, serão debatidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Eles estabelecem metas como erradicação da fome e da pobreza, estímulo ao uso de energia limpa e busca pela inovação. Serão 21 mesas-redondas, além de oficinas pedagógicas e estandes. Haverá debates específicos sobre as metas da ONU.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, lembra que, em 2022, comemoram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, primeira grande reunião de chefes de Estado organizada pela ONU para tratar de questões relacionadas à degradação do meio ambiente.
Também completam-se 30 anos da Eco 92, a Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro. “A partir dessas reuniões, os conceitos de sustentabilidade foram disseminados pelo mundo”, afirma o pró-reitor.