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Museu traz atividades de assuntos diversos na semana de 21 de Março

Ciclo da água, cartografia, inteligência artificial e animais peçonhentos fazem parte da programação



As oficinas ofertadas estão tanto no modelo mão na massa quanto simulação virtual. Algumas delas requisitam inscrição na Plataforma Museu (atente-se ao formulário de inscrição).

Veja os detalhes de cada uma a seguir:

 

 

(Oficina) Mensagens na Garrafa

Dia: 22/03, terça-feira, das 14h às 16h

Apresentação: Juliana Di Beo e Gabriel Silva

Indicação: 8 a 10 anos

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/4JUueHPN7uYmRtsYA

 

Você sabe qual a importância do sistema de tratamento de água? Sabe quais atividades humanas mais consomem esse recurso natural, essencial para a vida? Venha com a gente e explore uma nova oficina do Museu.

Construa um filtro caseiro e entenda como funciona uma das etapas do processo de tratamento da água que consumimos.

Participe de uma divertida dinâmica e descubra de onde vem toda a água presente na Terra, como a substância vital está distribuída no planeta.

Prepare-se para encarar desafios científicos e desvende misteriosas mensagens na garrafa. Boa oficina!


Material:

  • 2 Garrafas PET 2L com tampa
  • água não filtrada
  • 30g de algodão
  • 300g de areia fina (usada em aquário ou para plantio) 
  • 1 pote (300ml) com pedriscos (usada em aquário ou em jardim)
  • 1 pote (300ml) com cascalho grosso (usada em aquário ou em jardim)
  • Carvão de churrasco (opcional)
  • 1 copo de 300mL com água suja (pode colocar barro, folhas secas cortadas, papel picado)
  • tesoura sem ponta

 

ATENÇÃO:

  • É imprescindível para realização da atividade que os participantes tragam todos os materiais. 
  • São fundamentais as garrafas pet, o algodão, a areia, as pedrinhas (aqueles que colocam em vasos de plantas ou em aquário) e as pedras maiores (como cascalhos).
  • Deixar preparado antes da oficina um copo com água suja (300ml)
  • O acompanhamento do participante por um responsável é recomendado. 


Obs: a atividade envolve manusear água perto de aparelhos eletrônicos, então é preciso de bastante cuidado para não molhar seus equipamentos)


Agradecimentos:

Aos alunos de Licenciatura de Biologia da Unicamp, João Victor de Amorim Verçosa e Beatriz Lucas Arida, pela colaboração no desenvolvimento da oficina.

 

 

(Oficina) Explorando mapas e desenhando o mundo

Dia: 23/03, quarta-feira, das 10h às 11h30

Apresentação: Giuliano Gelain e Gabriel Silva

Indicação: 9 a 12 anos

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/kAcC9oKAVPAFLY2M9


Para que serve um mapa?

Conheça o trabalho do cartógrafo e saiba como o mundo pode ser representado por meio de mapas e cartas topográficas.

Na oficina, descubra os caminhos da evolução do mapeamento topográfico, construindo modelos com relevos de montanhas (com massinha ou argila) e experimentando técnicas de representação por perfil, hachuras e curvas de nível, usadas em períodos distintos da história da cartografia.

No decorrer da jornada, examinaremos modelos de mapas históricos, identificando os métodos empregados na elaboração de cada trabalho.

Prepare-se para colocar a mão na massa, aprender e se divertir na nova oficina do Museu!


Material:

  • Massa de modelar ou argila (porção igual ao tamanho de seu punho)
  • Linha de costura ou barbante fino (aprox. 30 cm)
  • Papel sulfite
  • Lápis preto e lápis de cor
  • Régua

 

 

(Oficina) Máquinas que Aprendem - Júnior

Apresentação: Paulo Sergio e Davi Assis

Dia: 24/03, quinta-feira, 10h às 11h30

Indicação: 7 a 9 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/QKTo5iKTmLxd1c6o9

 

Conheça detalhes sobre o conceito de Aprendizado de Máquina (Machine Learning)*.

Entendendo a base conceitual, siga o passo-a-passo da oficina e inicie a sua habilitação para treinar computadores capazes de resolver problemas.

Desenvolva as competências de uma máquina virtual que consegue reconhecer cores, realize testes de avaliação,e aprimore o projeto proposto.

 

Material:

  • Escolha 3 imagens nas quais predominam determinadas cores: 1 foto com destaque da cor azul, 1 foto com destaque da cor vermelha, 1 foto com destaque da cor verde.
  • Envie as imagens pelo formulário de inscrição


Atenção: 

  • Essa atividade foi especialmente concebida para crianças na faixa de 7 a 9 anos.
  • Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Não recomendamos tablet ou celular, pois podem apresentar dificuldades.

 

* Machine Learning - De acordo com Arthur Samuel, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, o aprendizado de máquina é o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.

 

 

(Oficina) Zombie Venom

Apresentação: Paloma Messias e Yemize Simão

Dia: 25/03, sexta-feira, 14h

Indicação: 7 a 9 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/E2vMdxcrWVERr76w5


Na oficina mostraremos como médicos e cientistas estudam, utilizam ferramentas e métodos para explorar o mundo.

Participe do nosso jogo de enigmas, deduções e aprendizados, interpretando o papel de um médico de zumbis que realiza diagnósticos por meio de análises de sintomas e sinais característicos.

Participe do desafio! Será que você consegue acertar o resultado, de primeira? 


Atenção:

  • Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. 
  • Não recomendamos tablet ou celular, pois podem apresentar dificuldades.

 

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