Museu traz atividades de assuntos diversos na semana de 21 de Março
Ciclo da água, cartografia, inteligência artificial e animais peçonhentos fazem parte da programação
TweetAs oficinas ofertadas estão tanto no modelo mão na massa quanto simulação virtual. Algumas delas requisitam inscrição na Plataforma Museu (atente-se ao formulário de inscrição).
Veja os detalhes de cada uma a seguir:
(Oficina) Mensagens na Garrafa
Dia: 22/03, terça-feira, das 14h às 16h
Apresentação: Juliana Di Beo e Gabriel Silva
Indicação: 8 a 10 anos
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/4JUueHPN7uYmRtsYA
Você sabe qual a importância do sistema de tratamento de água? Sabe quais atividades humanas mais consomem esse recurso natural, essencial para a vida? Venha com a gente e explore uma nova oficina do Museu.
Construa um filtro caseiro e entenda como funciona uma das etapas do processo de tratamento da água que consumimos.
Participe de uma divertida dinâmica e descubra de onde vem toda a água presente na Terra, como a substância vital está distribuída no planeta.
Prepare-se para encarar desafios científicos e desvende misteriosas mensagens na garrafa. Boa oficina!
Material:
- 2 Garrafas PET 2L com tampa
- água não filtrada
- 30g de algodão
- 300g de areia fina (usada em aquário ou para plantio)
- 1 pote (300ml) com pedriscos (usada em aquário ou em jardim)
- 1 pote (300ml) com cascalho grosso (usada em aquário ou em jardim)
- Carvão de churrasco (opcional)
- 1 copo de 300mL com água suja (pode colocar barro, folhas secas cortadas, papel picado)
- tesoura sem ponta
ATENÇÃO:
- É imprescindível para realização da atividade que os participantes tragam todos os materiais.
- São fundamentais as garrafas pet, o algodão, a areia, as pedrinhas (aqueles que colocam em vasos de plantas ou em aquário) e as pedras maiores (como cascalhos).
- Deixar preparado antes da oficina um copo com água suja (300ml)
- O acompanhamento do participante por um responsável é recomendado.
Obs: a atividade envolve manusear água perto de aparelhos eletrônicos, então é preciso de bastante cuidado para não molhar seus equipamentos)
Agradecimentos:
Aos alunos de Licenciatura de Biologia da Unicamp, João Victor de Amorim Verçosa e Beatriz Lucas Arida, pela colaboração no desenvolvimento da oficina.
(Oficina) Explorando mapas e desenhando o mundo
Dia: 23/03, quarta-feira, das 10h às 11h30
Apresentação: Giuliano Gelain e Gabriel Silva
Indicação: 9 a 12 anos
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/kAcC9oKAVPAFLY2M9
Para que serve um mapa?
Conheça o trabalho do cartógrafo e saiba como o mundo pode ser representado por meio de mapas e cartas topográficas.
Na oficina, descubra os caminhos da evolução do mapeamento topográfico, construindo modelos com relevos de montanhas (com massinha ou argila) e experimentando técnicas de representação por perfil, hachuras e curvas de nível, usadas em períodos distintos da história da cartografia.
No decorrer da jornada, examinaremos modelos de mapas históricos, identificando os métodos empregados na elaboração de cada trabalho.
Prepare-se para colocar a mão na massa, aprender e se divertir na nova oficina do Museu!
Material:
- Massa de modelar ou argila (porção igual ao tamanho de seu punho)
- Linha de costura ou barbante fino (aprox. 30 cm)
- Papel sulfite
- Lápis preto e lápis de cor
- Régua
(Oficina) Máquinas que Aprendem - Júnior
Apresentação: Paulo Sergio e Davi Assis
Dia: 24/03, quinta-feira, 10h às 11h30
Indicação: 7 a 9 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/QKTo5iKTmLxd1c6o9
Conheça detalhes sobre o conceito de Aprendizado de Máquina (Machine Learning)*.
Entendendo a base conceitual, siga o passo-a-passo da oficina e inicie a sua habilitação para treinar computadores capazes de resolver problemas.
Desenvolva as competências de uma máquina virtual que consegue reconhecer cores, realize testes de avaliação,e aprimore o projeto proposto.
Material:
- Escolha 3 imagens nas quais predominam determinadas cores: 1 foto com destaque da cor azul, 1 foto com destaque da cor vermelha, 1 foto com destaque da cor verde.
- Envie as imagens pelo formulário de inscrição
Atenção:
- Essa atividade foi especialmente concebida para crianças na faixa de 7 a 9 anos.
- Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Não recomendamos tablet ou celular, pois podem apresentar dificuldades.
* Machine Learning - De acordo com Arthur Samuel, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, o aprendizado de máquina é o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.
(Oficina) Zombie Venom
Apresentação: Paloma Messias e Yemize Simão
Dia: 25/03, sexta-feira, 14h
Indicação: 7 a 9 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/E2vMdxcrWVERr76w5
Na oficina mostraremos como médicos e cientistas estudam, utilizam ferramentas e métodos para explorar o mundo.
Participe do nosso jogo de enigmas, deduções e aprendizados, interpretando o papel de um médico de zumbis que realiza diagnósticos por meio de análises de sintomas e sinais característicos.
Participe do desafio! Será que você consegue acertar o resultado, de primeira?
Atenção:
- Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado.
- Não recomendamos tablet ou celular, pois podem apresentar dificuldades.
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