— NOTÍCIAS

Oficina de esculturas orgânicas para espantar o desencanto

O evento ocorrerá no dia 19 de Abril, das 10h às 12h.



Nesta oficina, gratuita e que será oferecida na Casa de Cultura Fazenda Roseira, o público será convidado a construir objetos escultóricos em forma de pequenos seres, utilizando matéria orgânica como folhas, pedaços de madeira e argila.

A proposta educativa é discutir de forma lúdica e acessível a todos os públicos questões relacionadas ao chamado Antropoceno (ou Plantationoceno), como a separação colonial entre ser humano e natureza, bem como chamar atenção para os saberes ancestrais das plantas, sob perspectiva de comunidades tradicionais. Trabalharemos em formato de ateliê ao ar livre. Ao final, a produção será registrada e devolvida à natureza.

Ana Lúcia Alves Lucchese, Nalú, é artista-educadora, filha de pemba e mestranda em artes visuais pela Unicamp, onde estuda as relações entre epistemologias banto, iorubá e a arte contemporânea. Como educadora, têm mediado cursos em torno da decolonialidade nas artes, além de atuar em parceria com instituições como o Sesc e o Sesi, tendo sido mediadora em projetos como a itinerância da Bienal de São Paulo (2022) e educadora convidada da exposição Ana Mendieta: terra abrecaminhos (2023), no Sesc Pompeia.

Para se inscrever basta enviar e-mail com nome completo para: climacom@unicamp.br

Esta oficina faz parte das ações do projeto “Plantas companheiras: ervas e ritos da comunidade Jongo Dito Ribeiro”, do grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp, aprovado no Edital Arte e Cultura da Dcult Unicamp.