Orquestra Comunitária e Orquestra de Flautas da Unicamp fazem concerto juntas na Casa do Lago
Concerto acontecerá na próxima segunda-feira (24), às 20 horas
Tweet
Texto: Luiz Tadeu e Gabriela Villen l Edição de imagem: Luiz Tadeu
A Orquestra Comunitária da Unicamp, em parceria com a Orquestra de Flautas, fará seu primeiro concerto de 2023, na próxima segunda-feira (24), às 20 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. O programa inclui clássicos como Mozart, Shostakovitch e Bizet, músicas populares brasileiras e a estréia de “Smile” de Charles Chaplin, sob a regência do maestro João Stecca e da maestrina Sarah Selles. O concerto é gratuito e aberto. Confira o programa digital.
“Procuro sempre colocar no nosso repertório de apresentação coisas novas, fugir um pouco do que as orquestras normalmente fazem. Gosto de misturar estilos e ritmos para que o público goste”, comentou Stecca, que celebra os 21 anos de atividade ininterrupta da Orquestra Comunitária.
Para o regente, o mais especial do projeto das orquestras, que conta com o apoio da Proec desde 2011, é seu caráter de orquestra-escola. "São orquestras que ensinam a prática de orquestra”, ressaltou. Atualmente, as orquestras reúnem 35 músicos, incluindo crianças e idosos, com diversos níveis de experiência musical. “Esta é a característica da orquestra universitária, dar oportunidade para as crianças participarem e terem experiências que eles nunca tiveram”, explicou Stecca. Segundo ele, em 2002, a Orquestra Comunitária chegou a ter 82 músicos remunerados por bolsas viabilizadas pelos patrocínios. “ A falta de patrocínio tem sido um problema porque desmotiva os alunos”, lamenta. “A Orquestra depende de patrocinadores. A nossa existência depende de patrocinadores para continuar atuando e formando músicos”, ressaltou.
Todos os anos, as orquestras abrem inscrições para novos participantes, externos e internos à comunidade da Unicamp. “Qualquer pessoa pode participar da orquestra, desde que já tenha um pouco de experiência prévia com o seu instrumento e um pouco de leitura musical, mas todos são bem vindos”, afirmou Stecca. Os novos integrantes são classificados de acordo com os níveis de experiência e proficiência musical. “Depois os alunos dos três níveis tocam juntos, na expectativa de que aprendam e evoluam juntos”, relatou o regente e idealizador do projeto.
A Orquestra Comunitária da Unicamp foi fundada em 2004, com o objetivo de proporcionar acesso à música de qualidade para a comunidade local e, ao mesmo tempo, oferecer uma oportunidade de aprimoramento musical para estudantes e músicos amadores da região. Com o surgimento de muitos flautistas, surge em 2006, a Orquestra de Flautas, com a orientação da professora Sarah Selles.
Espaço Cultural Casa do Lago Unicamp
Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária Zeferino Vaz.