— NOTÍCIAS

Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp articula parceria com Secretaria Municipal de Esporte

Oficinas de dama e xadrez já começam este semestre no Programa UniversIDADE



Texto: Gabriela Villen    l    Fotos: divulgação   l   Edição de imagem: João Gabriel Soares 


A promoção de ações conjuntas entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campinas foi o principal objetivo da reunião que aconteceu nesta terça-feira (4), na sede da Secretaria. O secretário Fernando Vanin recebeu o pró-reitor Fernando Coelho, seu assessor José Luiz da Costa e a coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena de Danielli (Leninha). Participaram também da reunião o diretor de Esportes, Angelo Diniz, e a coordenadora de participação da Secretária, Deise Campos. As colaborações começam já neste semestre, com as oficinas de dama e xadrez que serão oferecidas pela Secretaria, no âmbito do Programa UniversIDADE, da Proec-Unicamp.


“Pensando no esporte como uma atividade agregadora, temos uma quantidade enorme de ações e possíveis colaborações que podemos fazer com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, envolvendo vários setores da Universidade”, ressaltou o pró-reitor. Para Coelho, as parcerias devem ir além da área do esporte, abrangendo as artes e a saúde, entre outras. “Embora a Universidade seja muito conhecida pela sua área médica, não é só isso que a Universidade pode oferecer para comunidade. Oferecemos uma porção de outras coisas que podem melhorar a qualidade de vida, inclusive evitando que as pessoas vão parar na saúde”, comentou.


De acordo com a coordenadora do Programa UniversIDADE, a reunião marcou o início da institucionalização dessa parceira, que pretende expandir o Programa UniversIDADE para áreas mais próximas do centro da cidade, como o CIS Guanabara. “A ideia é expandir o Programa e levar as atividades para locais mais próximos da população”, afirmou Leninha. 

Eduardo Roberto Antonelli de Moraes, Deise Campos, Ângelo Diniz, Fernando Vanin, Fernando Coelho, Alice Helena de Danielli (Leninha) e José Luiz da Costa.


As oficinas de jogos de tabuleiro têm, entre outros objetivos, o intuito de formar e identificar talentos para competições regionais e nacionais, em que a prefeitura participa. “Campinas tem uma certa tradição nessas competições envolvendo o público da terceira idade e com bons resultados. Por isso, a primeira colaboração está sendo com o Programa UniversIDADE, pois ele atende exatamente o público que eles estavam buscando”, explicou Coelho.


Os horários das oficinas de xadrez e dama serão divulgados no dia 1o de fevereiro, juntamente com a programação das atividades do Programa UniversIDADE para o semestre. As inscrições acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro, para veteranos do Programa, e dias 16 e 17, para novos alunos.