Programa UniversIDADE promove mais uma edição do Circuito saúde
O evento aconteceu no último dia 30 de agosto, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
TweetO Circuito Saúde é uma ação coordenada pelo Programa UniversIDADE, através do eixo "Saúde Física e Mental", em parceria com o CECOM. O evento aconteceu no último dia 30 de agosto, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. Somaram-se à equipe do Programa 141 profissionais da saúde, incluindo graduandos e pós-graduandos de diversos cursos da Universidade, para atender os 190 alunos que participaram da atividade. Segundo a coordenadora, Alice Helena de Danielli, o Programa UniversIDADE busca, por meio desta atividade, acompanhar a saúde básica dos alunos, para entender e auxiliá-los na prevenção, acompanhamento e controle de possíveis patologias.
O projeto monitora a qualidade de vida dos alunos ativos do Programa, através de medições de: pressão arterial, IMC, glicemia, acuidade visual, saúde bucal, postura e força muscular. Foram agregados ao Circuito, nesta edição, testes rápidos para detecção de anticorpos (IgG e IgM) para Covid-19 e verificação de situação vacinal, de acordo com o esquema vigente. Outra novidade foi a orientação psicológica sobre como identificar indícios de depressão, ansiedade e outros transtornos e como buscar ajuda. Cada um desses indicadores formaram uma “estação” dentro do Circuito.
A atividade acontece 2 vezes ao ano, no início de cada semestre, sempre no período da manhã, em sistema de pré agendamento. Além das estações do Circuito Saúde, neste semestre, aconteceu uma roda de conversa, entre alunos e pesquisadores, como parte da pesquisa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do LabJor, que tem o como objetivo, o “Estudo da percepção da 3ª idade sobre a pandemia da Covid 19”.
De acordo com a cooredenadora, os dados coletados servem também para orientar as ações futuras e projetos específicos do Programa UniversIDADE. “Se estamos vivendo mais, precisamos nos cuidar mais, por isso, o objetivo do Programa é contribuir para que os alunos vivam com mais qualidade de vida e para isso precisamos estar atentos às necessidades desse grupo”, afirmou a coordenadora.Neste semestre, a analise das informações contará com a parceria da professora Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Daniela Nunes, que desenvolve pesquisa sobre os indicadores produzidos pela série histórica do Circuito Saúde.