— NOTÍCIAS

Semana de Dinossauros abre inscrições para diversas atividades online

Animais pré-históricos e tempo profundo são destaques na programação de 09 a 14 de novembro



O Museu Exploratório de Ciências, em parceria com o Instituto de Geociências da Unicamp, inicia, na segunda semana de novembro, uma grande jornada, cujo primeiro passo se dará́ no mundo online e que culminará na inauguração de uma grande exposição sobre o tema Tempo Profundo, em julho de 2021, no Instituto Principia, em São Paulo.

Tempo Profundo refere-se à escala de tempo geológico que abrange toda a história de formação da Terra e as inúmeras transformações que ocorreram em nosso planeta ao longo de bilhões de anos.

Estudar e entender essa história não é apenas uma maneira de descobrir, por exemplo, que o que nossos continentes já́ foram um só́ território, que o planeta já́ passou por mudanças climáticas e, até, por processos de extinção em massa. É também uma maneira de viajar por um mundo de seres vivos fascinantes como dinossauros e plantas exóticas.

Semana de Dinossauros

Para levar um pouco desse fascinante mundo a crianças e adultos de todas as idades, incluindo educadores do Ensino Fundamental, a Semana de Dinossauros oferece diversas oficinas online com atividades “mão-na-massa”, que abordam criativamente conceitos e descobertas de áreas da paleontologia, geologia, biologia, história e outras. E tem mais!

Complementando a programação, um dos maiores especialistas de dinossauros do Brasil, Luiz Eduardo Anelli, da USP, será o convidado de Live Dinos do Brasil – histórias incríveis dos nossos dinossauros, que acontece na quarta-feira, 11/11, às 18h30. Os interessados no assunto podem registrar suas questões por meio das redes sociais do Museu e tirar as dúvidas ao vivo.

Ainda, na sexta-feira, dia 13/11, 18h30, acontece a mesa-redonda Exposição Tempo Profundo: contanto a História antes da História, reunindo pesquisadores, idealizadores da exposição Tempo Profundo, que apresentarão detalhes da grande mostra interativa em São Paulo e como toda a comunidade pode ajudar em sua realização.

Outra atração diferenciada acontece no sábado pela manhã, dia 14/11, com o minicurso Filmes e Fósseis: O retrato da Paleontologia Cinematográfica, direcionado para educadores do Ensino Fundamental, sobre como o universo da Paleontologia é representado em filmes de animação e como utilizar alguns recursos em atividades de ensino.

As oficinas e o minicurso têm vagas limitadas, com necessidade de inscrições prévias e podem ser realizadas pelos links disponíveis na página e nas suas redes sociais do Museu.  

Confira o calendário de atrações:

1.

Oficina Presos no Gelo

Apresentação: Jairo Gabriel da Silva Nascimento

Dia 09/11, segunda-feira, 17 h

Indicação: 8 a 12 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/uiz5SujXg6kpqcCC8

 

Conteúdo:

A oficina promove um jogo de perguntas e desafios sobre elementos contidos em trechos do filme de animação A Era do Gelo.

As espécies de animais representadas viveram, de fato, na era do gelo? As características dos personagens correspondem ao que indicam os estudos de animais pré-históricos?

Descubra uma maneira divertida de entender o período citado no filme, diferenciando ficção de ciência, sem perder a magia do cinema.

Faça a sua inscrição, prepare a pipoca e participe!

 

2.

Oficina Origamis pré-históricos e suas histórias

Apresentação: Rafael Araújo Ribeiro

Dia: 10/11, terça-feira, 16h30

Indicação: a partir de 10 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas - necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/sM9TJiPcvkCSqJr17

 

Conteúdo:

Essa oficina mistura contação de história, quebra-cabeça, trabalhos manuais e, ainda, convida para uma brincadeira que testa a capacidade de dedução. 

Aprendendo e desenvolvendo técnicas de origami, o(a) participante irá produzir quatro figuras de seres pré-históricos, enquanto conhece elementos de um passado geológico e aspectos importantes da relação dos seres vivos com seus hábitats.

Curiosidades científicas sobre a origem e a evolução de espécies, complementam a atividade prática que trabalha habilidades de observação, concentração e coordenação motora.

 

Material para oficina:

. Folhas de papel sulfite ou papel dobradura (próprio para origami) *

. Tesoura

. Régua

 

* Para adiantar, você pode cortar algumas folhas em quadrados de 15x15cm e 20x20cm

 

3.

Oficina A história de um fóssil: colocando a mão na massa!

Dia: 11/11, quarta-feira, 17 h

Indicação: 5 a 14 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/rjXnMR1qqiNT5BKJ8

 

Conteúdo:

Conheça diferentes tipos de fósseis e descubra como eles se formam, por meio de impressionantes combinações de processos físicos, químicos e biológicos, que podem demorar milhões de anos.

Na oficina, mostraremos como criar uma representação alegórica dessas condições e, assim, o(a) participante aprenderá como produzir o seu “fóssil” caseiro, no melhor estilo fóssil de impressão.

Coloque a mão na massa, prepare uma mistura de ingredientes simples e pronto! Depois de fazer a sua réplica de rocha sedimentar, base do projeto, é só escolher o que será fossilizado. 

Ainda, descubra como trabalham os paleontólogos e conheça importantes conceitos científicos dessa área. Divirta-se!

 

Material para oficina:

. 2 xícaras de farinha de trigo

. 1 xícara de sal

. 1 xícara de água morna (para misturar os ingredientes, lentamente)

. Objetos pequenos para “fossilizar” (modelos de bonecos, miniaturas de dinossauros e outros animais, folhas de plantas, conchas, etc).

 

4.

Live Dinos do Brasil – histórias incríveis dos nossos dinossauros

Convidado: Luiz Eduardo Anelli (Professor do Instituto de Geociências – USP)

Dia 11/11, quarta-feira, 18h30

Live aberta – Youtube – sem necessidade de inscrição

Link da apresentação: https://youtu.be/CGlPCSdwHgg

 

5.

Oficina Pterodactylus papyrus - galinhas são dinossauros?

Apresentação: Gabriel Bariani e Letícia Andrade

Dia 12/11, quinta-feira, 17 h

Indicação:  a partir de 11 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/K6vRGzxD9qZniob58

 

Conteúdo:

Evolução é sinônimo de melhoria? Pterodáctilo é um tipo de dinossauro?

A oficina introduz reformulações ao tema Avis Papyrus* utilizando os conceitos de evolução das espécies para explicar o que possibilita incluir aves e dinossauros na mesma linhagem, diferentemente dos pterodáctilos.

Venha explorar os caminhos do processo evolutivo construindo sua própria espécie de criatura voadora, utilizando materiais simples como canudos de plástico e tiras de papel.

Descubra aspectos importantes da contingência evolutiva jogando dados e expondo a sua criatura aos desafios da seleção natural.

Divirta-se e aprenda na companhia da equipe do Museu Exploratório!

 

Material para oficina:

. Canudos de plástico sem dobra ou canudos de papel (4 unidades, para sobrar)

. Papel sulfite

. Fita crepe ou durex

. Dado de jogos com 6 lados

. Molde para imprimir: https://mc-unicamp.github.io/oficinas/papyrus/

 

* Agradecimentos:

Vera Nisaka Solferini (Instituto de Biologia - Unicamp) e Sónia Cristina de Andrade (Instituto de Biociências - USP) que realizaram a adaptação do roteiro da oficina Avis papyrus, concebida originalmente por Karin Westerling (Matthew Gage Middle School, Riverside, CA)

 

6.

Oficina Mesozoico - A Era dos Dinossauros

Apresentação: Ana Beatriz Furtado Carvalho

Dia 13/11, sexta-feira, 16 h

Indicação: a partir de 8 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/Wgbodt8yDzFGPqYk7

 

Conteúdo:

A proposta da oficina é apresentar uma amostra dos dinossauros que viveram na era Mesozoica, diferenciando-os a partir de características morfológicas, de seus ambientes e hábitos, e situando-os em seus períodos geológicos respectivos.

De forma descomplicada, serão citados conceitos de tempo profundo e características dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, que comporão os cenários para um jogo do tipo Quem Sou Eu?

A dinâmica consiste em analisar a descrição de algumas características e, em meio a um conjunto de imagens, identificar qual é o animal correspondente. Aceita o desafio?

Concluindo a atividade, reservamos um momento família, para que você saiba mais sobre o grau de parentesco entre aves e dinossauros.

Descubra a grande diversidade de animais pré-históricos e desvende os caminhos da evolução ao longo do tempo. Participe!

 

7.

Oficina Conhecendo a História de um Fóssil: da boca para fora

Apresentação: Bruna Marconato e Carina Carvalho

Dia 13/11, sexta-feira, 17 h

Indicação: 5 a 14 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/mkCbtDujNASVaepC9

 

Conteúdo:

Você sabia que um dente fossilizado de um animal extinto pode contar muitas histórias sobre ele? Os hábitos alimentares, a estrutura óssea do crânio, o parentesco com grupos ainda viventes, são exemplos de informações que um pesquisador pode obter ao estudá-lo.

Na oficina, a partir da observação de um dente fossilizado por concreção, você conhecerá diversos tipos de fossilização, os longos processos necessários para uma completa formação, além de descobrir diferentes funções do dente e sua importância para estudos científicos.

Mas, claro! Você também irá colocar a mão na massa e fazer dois tipos de fósseis caseiros!

Representando alegoricamente os longos e complexos processos físicos, químicos e biológicos, prepararemos uma mistura de ingredientes simples, para obter uma réplica de rocha sedimentar e, assim, produzir modelos de fósseis de impressão (pressionando um objeto na massa) e de concreção (moldando a massa).

Anote tudo, faça a sua inscrição e participe!

 

Material para a massa:

. 2 xícaras de farinha de trigo

. 1 xícara de sal

. 1 xícara de água morna (para misturar os ingredientes)

Para fossilizar:

. jornais e revistas velhas para fazer moldes de presas de animais

. objetos pequenos para imprimir na massa (modelos miniaturas de dinossauros e outros animais, folhas de plantas, conchas, etc).

 

8.

Live

Exposição Tempo Profundo: contando a História antes da História

(mesa-redonda com pesquisadores, idealizadores da exposição Tempo Profundo)

Dia 13/11, sexta-feira, 18h30

Link transmissão (YouTube): https://youtu.be/7JKWcVAnUDM

 

9.

Minicurso

Filmes e Fósseis: O retrato da Paleontologia Cinematográfica

Para professores do Ensino Fundamental - com Certicado*

Ministrante: Jairo Gabriel da Silva Nascimento

. licenciado em Ciências Biológicas (IFPI/CTC)

. mestrando em Geociências (IGe/UNICAMP)

Dia 14//11, sábado, das 08h às 12h

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/YibG5Ve9SGyH6LVT8

 

Conteúdo:

Os fósseis são vestígios de organismos que fascinam e incitam a curiosidade de muitas pessoas, sendo constantemente retratados em filmes que visam entretenimento e fornecem visões alternativas para eventos longínquos, ocorridos na história do planeta Terra.

Apesar do grande apelo ficcional das produções cinematográficas, geralmente voltadas para o público infanto-juvenil, muitas contêm conceitos científicos embutidos, que podem ser utilizados com alto potencial no processo de ensino-aprendizagem.

Esse minicurso, especialmente preparado para professores do Ensino Fundamental, propõe a utilização de filmes de animação, que fazem referências à assuntos da paleontologia e do tempo profundo, e, a partir da série A Era do Gelo, discutir as produções sob um olhar científico, debatendo temas como [1] fósseis (o que são e como se formam?), [2] a evolução da vida na Terra, [3] tempo geológico e registro fóssil, [4] mudanças climáticas e extinções.

Ainda, tratar da integração de aspectos de letramento científico e uso de tecnologias digitais, visando facilitar a assimilação de temas considerados difíceis pelos alunos, quando usam meios tradicionais, como a literatura. À metodologia proposta, serão associadas atividades práticas, com uso de materiais de baixo custo, de maneira a ampliar a compreensão dos conteúdos científicos.  Dentre as quais [a] moldando fósseis, [b] caixinhas do tempo e [c] selecionando espécies.

 

Material para o minicurso:

. Massa de modelar

. Brinquedos/conchas com diferentes formatos

. Caixas de fósforo/remédio com tamanhos iguais

. Haste de metal/plástico ou um palito de churrasco

. Tampinhas de garrafas de diversas cores

 

Programação:

08:00 às 08:20 - Recepção

08:20 - Introdução ao minicurso (informações iniciais)

08:40 - Trecho 1 do filme/ discussão 1/ prática 1 moldando fósseis (o que são fósseis?)

09:20 - Intervalo

09:30 - Trecho 2 do filme/ discussão 2/ prática 2 caixinhas do tempo (dimensão do tempo profundo)

10:00 - Intervalo

10:10 - Trecho 3 do filme/ discussão 3/ prática 3 selecionando espécies (Como “fazer” uma extinção?)

10:40 - Discussão final

 

* Entrega de Certificado, via e-mail, condicionada ao cumprimento de, no mínimo, 75% da carga horária.

 

................................

 

Acompanhe a programação pelas páginas do Museu. Registre seus comentários, curta e compartilhe as postagens.

Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp

Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp/    

YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp/