Um Museu de Memórias. Programação de férias traz oficinas científicas para crianças e jovens
As atividades agitam o Museu Exploratório de 22 a 25 de julho e as inscrições já estão abertas
TweetVem aí o nosso esperado encontro de férias! O Férias no Museu de julho (de 22 a 25) oferece uma diversificada trilha de oficinas, desafios e brincadeiras, com o tema “Um Museu de Memórias”.
A agenda da programação está dividida em duas turmas, com oferecimento das mesmas atividades, em dias diferentes. A programação é gratuita, com vagas limitadas e necessidade de inscrição prévia. Confira.
ATENÇÃO
. Inscreva-se acessando o formulário correspondente ao nível escolar.
. O formulário pede envio de imagens de documento do(a) participante (RG, frente e verso, nítido, legível). Deixe o arquivo de imagens (foto) já preparado, para agilizar o processo.
Dias 22 e 23/07 – estudantes do Ensino Fundamental I
INSCRIÇÃO: clique aqui (ENCERRADA)
Dias 24 e 25/07 – estudantes do Ensino Fundamental II
Atenção: (novas vagas para interessados de 5 a 16 anos)
INSCRIÇÃO: clique aqui
Horário: das 13h às 17h
..........................
OFICINAS
Carimbos de adinkras: redescobrindo as marcas do passado
Você sabe o que são os Adinkras? Que tal aprender sobre esses símbolos ancestrais da África Ocidental por meio de um Caça ao Tesouro?
Nessa oficina, você vai redescobrir o passado e aprender muito mais sobre esses significados, sempre presentes em nosso dia a dia. Para melhorar, nessa dinâmica você é um aventureiro, com bússolas, mapas e guias, em busca dos carimbos de adinkras perdidos pelo Museu.
Venha aprender mais sobre os Adinkras e conhecer o mundo por sua cultura e seu espaço!
..........................
Construindo memórias com cianotipia
Você sabe o que é Cianotipia? Experimente na prática como funciona uma das técnicas fotográficas mais antigas.
Aprenda a importância e a história da fotografia, entendendo como os registros fotográficos fazem parte da memória coletiva e individual das pessoas.
Essa oficina será dividida em duas partes. Uma teórica, com conversas sobre a relação entre fotografia e memória, e outra prática, com registros fotográficos, revelação e impressão das fotos.
Obs: não precisa trazer nenhum equipamento ou material
..........................
Construindo cidades
A oficina aborda as formas de surgimento das cidades, suas transformações econômicas e culturais ao longo do tempo e as memórias construídas a partir desses acontecimentos.
Vamos pensar juntos sobre o acesso cotidiano aos espaços urbanos, questionando quem pode trafegar pela cidade, utilizando dos locais de serviços sociais básicos.
A parte prática da oficina propõe que os grupos construam a sua própria cidade a partir de uma maquete, pensando na localização de espaços e serviços de saúde, educação, cultura, entre outros, incluindo as formas de oferecer acesso à população, via meios de transporte.