— NOTÍCIAS

Unicamp sedia Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição

Evento apoiado pela Proec, teve a participação do pró- reitor Fernando Coelho em cerimonia de abertura



Texto: Fernando José Barbosa  l  Imagens: José Irani 

A Unicamp sediou, na última semana (4 e 5), o VI Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC),  no Centro de Convenções da Unicamp. O evento foi promovido pela Faculdade de Educação (FEF), em conjunto com a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex). A solenidade de abertura contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, representando o reitor da Universidade. 


“É um momento de extrema importância para a Unicamp, sediar esse evento. É fundamental para a discussão de políticas públicas necessárias e que precisam ser implantadas”, afirmou Coelho. Para ele, esse evento traz a Universidade para seu papel primordial de provedora dessas discussões. Ele defendeu ainda que o debate avance para viabilizar o aprimoramento de recursos financeiros e humanos para a categoria. 


Além dos debates, a programação contou no encerramento do primeiro dia, com uma exposição de pôsteres e um workshop de coreografia, no ginásio da FEF (Faculdade de Educação Física). Conforme a organização, o objetivo do evento foi promover o diálogo e aproximação da categoria, visando o maior e melhor desenvolvimento das práticas da ginástica artística e da ginástica rítmica. 


O SIGART trouxe a debate o sistema nacional de preparação esportiva e o de treinamento esportivo, nos seus aspectos pedagógicos e na formação de treinadores e contou, na abertura, com diversas homenagens a personalidades de destaques da ginástica nacional. Um dos convidados foi Robyn Jones, professor da Cardiff Metropolitan University, do País de Gales, que explanou sobre o universo dos treinadores da ginástica.

A professora da FEF e membro do comitê organizador do evento, Laurita Marconi Schiavon, destacou na abertura da programação, que todo o esforço da equipe organizadora é para que esse evento possibilite a abertura de caminhos para a modalidade. 

O diretor da FEF Odilon José Roble, considerou que a ginástica teve muitas mudanças que possibilitaram a aprimoração dos talentos. Ele ressalta que é muito importante que deste evento saiam muitas propostas para avançar ainda mais na busca por maior desenvolvimento.

O secretário municipal de esportes de Campinas, Fernando Vanin, destacou em seu pronunciamento que há um cenário desafiador para as crianças no esporte. “Temos que focar no aprimoramento dos profissionais dessa área. Essa experiência da Unicamp vai abrir possibilidades para maiores conquistas dos atletas”, disse ele.

A programação teve sequência, na sexta-feira (5), com duas mesas de debates, apresentadas pelas professoras Myrian Nunomura, da USP, e Kizzy Fernandes Antualpa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).